RÁDIO ESTAÇÃO VOX - Mais que uma rádio

Saiba escolher a tinta certa para cada cômodo da casa

Escolher a tinta certa para cada ambiente é fundamental para uma boa obra. São detalhes pequenos, mas que fazem toda a diferença no acabamento da casa. Muito mais do que colorir, o papel da tinta é proteger as superfícies e criar sentidos aos espaços. Dependendo da sua escolha, o cômodo pode ficar mais ou menos arejado, mais ou menos amplo, mais ou menos aconchegante, e por aí vai!

Por isso, para escolher o tipo de tinta ideal para sua casa é preciso considerar muito mais do que apenas a cor e textura que mais te agradam. A escolha do produto mais adequado para cada superfície e local é o que vai garantir um bom acabamento e durabilidade da sua pintura.

Existem muitas opções para diferentes finalidades e, saber quais são elas ajuda muito na hora de fazer uma boa compra. Neste artigo, você vai entender quais são os tipos de tinta e quais são os melhores ambientes para cada um deles. Vamos lá?

Tipos de tintas que existem no mercado

Os tipos de tintas e, principalmente, as marcas delas devem ser estudadas pelo consumidor, afinal, é você quem está levando o produto para casa. Mas em meio à pressa de resolver tudo logo, acabamos comprando um tipo único de tinta para todos os ambientes.

Setor de tintas Vilarejo oferece mais de 2.500 opções em cores com pronta entrega

Vilarejo/Divulgação

Esse é um erro muito comum e deve ser evitado ao máximo, pois é aí que o barato sai caro. Dá uma olhada nas opções para não cair mais nessa!

Tinta látex PVA

Se você precisa de uma secagem rápida e ótimo acabamento, a tinta látex pode ser uma boa opção.

Sua limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido;

Ela é feita à base de água e, por isso, não é muito resistente ao sol e a chuva;

Para áreas internas e secas, ela é excelente;

Não é muito indicada para áreas externas;

Tem acabamento fosco;

Não é recomendada para cobrir pinturas com aspecto brilhante.

Tinta acrílica

Você sabia que a tinta acrílica tem características parecidas com o látex? Ela é ideal para paredes de alvenaria exatamente por ter solubilidade em água e secagem rápida. Ela tem:

Resinas acrílicas;

Impermeabilidade;

Resistentência;

Indicado para ambientes externos e áreas molhadas.

Outra vantagem das tintas acrílicas é que é possível encontrá-las em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho. Se você quer resistência para lavagens e prefere esconder imperfeições, a tinta acrílica fosca é a melhor. Já se você precisa de um resultado mais fino, em paredes bem polidas, a acetinada e a semibrilho são perfeitas!

Tinta esmalte

A tinta esmalte é ótima para pintar madeiras e ferro, por ser muito resistente. Geralmente, ela é usada para pintar portas, rodapés, móveis e corrimões da casa. Mesmo sendo muito resistente, tem diversos acabamentos:

Brilhante;

Acetinado;

Fosco.

Para quem quer pintar os ambientes externos, ela é muito recomendada. Porém, não é indicada para uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas e descascar facilmente. Ah, e outro motivo para dar preferência ao uso externo é o odor, que é gerado por ser uma tinta à base de óleo.

Tinta epóxi

A tinta epóxi é muito versátil. Ela pode ser encontrada tanto em versões solúveis em água quanto em solventes. Mesmo com acabamento brilhante, a tinta é resistente à:

Umidade;

Intempéries;

Abrasão de produtos químicos.

Por isso, ela pode ser aplicada em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água. Então, essa tinta é excelente para quem quer pintar banheiros, boxes, cozinhas e lavanderias. Legal, né?

Tinta super lavável

Para quem precisa de ainda mais resistência, a tinta super lavável oferece grande resistência à limpezas. Possui um acabamento fosco e, como o próprio nome sugere, pode ser aplicada tanto em ambientes internos como externos, incluindo áreas molhadas. Se você tem criança em casa, essa é uma opção muito inteligente!

Verniz

O verniz é muito usado para proteger madeira de fatores como tempo e absorção de água. Ele cria uma camada hidrorepelente e deixa o produto muito mais resistente e durável. Mas não é apenas em móveis e ripas que o verniz pode ser aplicado. Ele é indicado para móveis, janelas, portas, pisos e qualquer superfície de madeira que esteja em áreas externas ou ambientes úmidos e molhados.

E se você preferir por um produto sem adição de cor, o verniz pode ser à base de solvente ou de água, além de contar com acabamentos incolores ou pigmentados.

Diferentes acabamentos para os ambientes. Fosco, brilhoso ou com textura?

Efeito fosco: Esse efeito é perfeito para ambientes mais discretos, pois não destaca o brilho da tinta, além de ajudar a esconder possíveis imperfeições das paredes.

Efeito brilhoso: No caso da tinta brilho, o resultado é completamente diferente. Ela realça a textura e dispensa acabamento, com a vantagem ainda de facilitar o dia a dia de limpeza e a prevenção da umidade.

Textura: O material é ideal para quem busca criar diferentes formas e acabamentos para o ambiente. Para isso, existe uma cartela enorme de desenhos para a aplicação desse tipo de tinta. A textura é de alta durabilidade e protege a alvenaria da umidade, sendo muito usada em áreas externas da casa.

E aí, curtiu essas dicas? Agora não dá mais para errar na escolha das tintas e texturas da sua casa, né? Compartilhe este post com mais alguém!

NOTÍCIAS MAIS LIDAS